topo-oficinas
topo-oficinas

3º Festival do Japão em Minas

Compartilhe no Facebook

O ceramista Sebastião Pimenta estará presente no Festival, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de março de 2014 no ExpoMinas.

O Festival tem uma intensa programação de apresentações de música, teatro, judô entre outras. Além disso há oficinas de cerâmica, mangá, caligrafia, recorte e embalagem. As oficinas de cerâmica serão dadas pelo Atelier Sebastião Pimenta e Cerâmica Ronjo. E a programação é a seguinte:

Sexta-feira, 07/03:
15h – Pintura Sumi-e e Etsuke
16h – Pintura em Porcelana e Aplicação de Decalques
18h – Neriage ou Nerikomi
19h – Himozukuri
20h – Pintura Sumi-e e Etsuke

Sábado, 08/03:
11h – Pintura Sumi-e e Etsuke
12h – Pintura em Porcelana e Aplicação de Decalques
14h – Neriage ou Nerikomi
15h – Himozukuri
16h – Pintura Sumi-e e Etsuke
18h30min – Pintura em Porcelana e Aplicação de Decalques
19h30min – Neriage ou Nerikomi

Domingo, 09/03:
11h – Himozukuri
12h – Neriage ou Nerikomi
14h – Pintura em Porcelana e Aplicação de Decalques
15h – Pintura Sumi-e e Etsuke

Com Atelier Sebastião Pimenta e Cerâmica Ronjo

Pintura Sumi-e e Etsuke:
A Pintura do tipo Sumi-e é a pintura tradicional japonesa com uso de tinta aguada de nanquim aplicada sobre papel ou seda, teve sua origem na China e foi para levada ara o Japão pelos monges budistas. A Pintura Etsuke se refere à técnica de pintura sobre cerâmica com uso de pigmentos e óxidos corantes. Na oficina proposta o interessado poderá experimentar esta técnica de pintura decorativa sobre cerâmica.

Pintura em Porcelana e Aplicação de Decalques:
Nesta oficina os interessados poderão acompanhar demonstrações de técnicas de pinturas sobre porcelana usadas no Japão. Será demonstrada também a técnica de aplicação de decalques, muito utilizado hoje nas fabricas da cidade de Arita na conhecida porcelana Arita Yaki. Explicações teóricas e históricas serão apresentadas aos participantes que também poderão fazer pequenas experimentações.

Neriage ou Nerikomi:
Técnica empregada em algumas cerâmicas japonesas, também conhecida como Cerâmica Marmorizada ou Agata Ware. Consiste na mistura de uma ou mais cores de argilas que são amassadas juntas formando padrões que depois são organizadas para a criação de um objeto. Nesta oficina pratica o participante ira produzir um pequeno prato ou placa para sushi, pequenos objetos como Hashioki também podem ser feitos durante a oficina.

Himozukuri:
Técnica de modelagem com uso de acordeamento, muito utilizada no Japão desde as cerâmicas primitivas ate as mais modernas e contemporâneas formas. Durante a oficina o participante irá produzir uma tigela para chá.

O Expominas fica Av. Amazonas, 6030 – Pavilhões I e II. Mais informações no site http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/

Atualizado em 27 de fevereiro de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Desenvolvido por interteia